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ESSA PÁGINA FOI CRIADA PARA MOSTRAR O PROJETO DE 2012, QUE ESTAVA DIVIDIDO EM QUATRO PÁGINAS SEPARADAS. ALGUMAS FORMATAÇÕES SE PERDERAM NO PROCESSO DE "COPIAR E COLAR", COM O TEMPO ACERTAREI TUDINHO! PROMETO!
 
 
O Projeto da nossa escola esse ano se chama











           No primeiro bimestre trabalhamos a importância da água.
           Os alunos observaram fotos/gravuras onde a água era usada de diversas formas. A curiosidade foi despertada na turma! Crianças gostam de animais e músicas, por isso, o tema começou a ser explorado com a observação de animais aquáticos e a música folclórica:


            Um peixinho usando círculos e decorado com paetês dourados fez sucesso.
             As crianças adoraram o livro de pop-up (são aqueles em que as figuras "saem" das páginas) que mostrava o camarão - o peixe - o polvo:

           Outro animal que desperta a curiosidade infantil é a baleia.
           A história "A baleia que fala feito gente grande" é muito divertida!


A música “A baleia e a sereia” todos aprenderam rapidinho!
As crianças adoraram usar pincel e tinta para pintar a baleia azul.

           Aproveitando o tema estudaram a cor azul e a vogal A (de água/azul).

Não só os animais precisam de água para viver.

Dessa vez a história foi sobre o “João Feijão”.
O pequeno grão de feijão
que precisou da água da chuva para poder germinar.

 

            A experiência com o feijão despertou o interesse das crianças que
acompanharam ansiosas o crescimento das raízes, do caule e das folhinhas.

Como o feijãozinho precisou da chuva, outra música foi cantada pela turma:

           A pergunta agora é a seguinte: “De onde vem a chuva?”

           Os alunos puderam expor suas hipóteses sobre o assunto, depois eles assistiram a historinha retirada da internet sobre o ciclo da água.





Para enriquer mais os conhecimentos adquiridos...
as crianças conheceram as gotinhas Plim, Plic, Ploc e Splim,
quatro irmãs que contaram como se dá o ciclo da água.


























Nós podemos beber qualquer água?
           Novamente as crianças expressaram seus pensamentos e ouviram a história “O maior brejo do mundo”.
           O sapinho Eleutério não sabia que existia água salgada. Ele parte em busca do maior brejo do mundo e descobre que...
 


... na verdade ele tinha chegado ao mar e que a água era salgada!


            Ao estudar meios de transporte a turma conheceu um jogo muito antigo e legal, o TANGRAN.

            São muitas as histórias que explicam a origem desse jogo, uma delasconta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho, de forma quadrada, que se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho, ele poderia dar origem a várias formas conhecidas como animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, etc.
O objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura. Abaixo alguns exemplos:
 


          Se quiser pode confeccionar seu tangran usando tampa de caixa de sapato ou sabão em pó. Veja o modo de fazer: comece com um quadrado.

           No endereço: www.cacapavasite.com.brvocê encontra o assunto com mais detalhes.


           Usamos o tangran para montar o barco, um meio de transporte que se movimenta na água.

           Primeiro, em grupo, treinamos como organizar as peças, depois cada aluno recebeu seu molde e colou suas peças coloridas.


           O resultado foi que a sala de aula ficou cheia de barquinhos coloridos!
 


           Já iniciamos o 2º Bimestre e o projeto “Defensores da natureza” trata da questão ambiental.
      
           O mural que fica no corredor foi confeccionado pelos alunos e por tia Rozane.

Ficou mesmo muito bonito!



           Para abordar o assunto de um jeito divertido escolhemos um livro contendo poeminhas ecológicos.

            O livro “MARIA PÉ DE LATA” encantou as crianças.
 

           Começamos com os versos que dão nome ao livro:
 


          Quando o primeiro pé de lata ficou pronto, alguns tiveram receio de usar o brinquedo, mas depois foi uma disputa para saber quem seria o próximo a colocar as latas decoradas sob os pés!



Os desenhos da Maria Pé de Lata feitos pelos alunos:


O segundo poema trabalhado tem o título: “FELICIDADE”.



            Voltamos a trabalhar as vogais e letras iniciais dos nomes dos alunos. Confeccionamos jogo da memória com a foto de cada aluno e a sua inicial usando caixa de sabão em pó, além de quebra-cabeça com caixinhas de gelatina e outro jogo da memória com recorte de figuras iguais retiradas de livros velhos.






            As crianças adoraram as rimas mais marcadas do terceiro poema: “Zé do Pneu”.



             Nossa turma fez como o Zé e aproveitou garrafas pet, transformando-as em banquinhos divertidos! Alguns chamam esses banquinhos de puffs...

           Tia Íris nos ensinou, com muita paciência e alegria, a confeccionar a vaquinha. Veja o passo a passo abaixo:
 


            Aproveitando revistas velhas a turma se empenhou em confeccionar correntinhas para a Festa Junina.
















           Como nossos alunos demonstraram apreciar pequenas dramatizações, o nosso planejamento para o 3º Bimestre tem como eixo principal o teatro.
           Nossa turma já havia escutado algumas histórias contadas pela artista Bia Bedran (veja um pouco da biografia dela no quadro abaixo) e gostou muito, por isso selecionamos três delas para trabalharmos durante o mês de agosto.
            O círculo montessoriano foi usado para conversarmos sobre teatro. A cada um foi dada a oportunidade de dizer o que sabia do assunto.
            Ainda em roda, observamos as máscaras que simbolizam o teatro: a da tragédia e da comédia. Para as crianças simplesmente: “a que está triste” e “a que está feliz”.





               Todos contaram o que os deixam felizes e o que os deixam tristes, inclusive a tia Ana Íris, a nova estagiária que chegou para o Hyago. Depois dessa dinâmica ouvimos, cantamos e comentamos a música “Flor de Mamulengo”.




Se quiser saber mais sobre Bia Bedran visite o site: http://biabedran.com.br





Você sabe o que é mamulengo?

Pesquisando na internet encontramos um texto sobre o assunto no site


            Achamos também um documentário no youtube intitulado “João redondo Mamulengo Tv Câmara Natal – Momento Cultural – Raul do Mamulengo” . Vale a pena dar uma olhadinha. É muito interessante.
           As crianças gostam de brincar com fantoches, pois através deles conseguem dar asas à imaginação!
         Um mamulengo requer experiência para ser feito, mas um fantoche de dobradura não é difícil!
        Veja como fizemos a nossa Flor de Mamulengo usando apenas papel ofício...









Esse passo a passo retiramos do Fórum Cantinho Lúdico:


As crianças capricharam na realização da atividade:

PINTANDO...
DESENHANDO OLHOS, NARIZ E BOCA...



BRINCANDO...


             Depois de cantar, dançar e confeccionar o fantoche - e brincar com ele – também aconteceu o momento do desenhar a Flor de Mamulengo.

 






           Depois do teatro de fantoche “Flor de Mamulengo”, o Projeto Mostra de Artes continua com a história “O Pescador, o Anel e o Rei”.

           Bia Bedran, no seu DVD “Bia canta e conta 2”, narra esse conto popular. Também é possível vê-la em um dos seus shows encenando a história.
Vale a pena dar uma olhadinha:


           Vamos deixar um resumo da história para quem não a conhece ou para quem não conseguiu acessar o vídeo:


“Era uma vez, em um lugar bem longe daqui, um pescador que vivia cantando com fé e alegria:

“Viva Deus e ninguém mais, quando Deus não quer ninguém nada faz”.

Ele cantava essa canção mesmo quando não conseguia pescar nem um peixinho.

Naquele lugar também havia um rei orgulhoso que se achava mais poderoso do que Deus. O rei mandou chamar o pescador e como este não demonstrasse medo nenhum resolveu lhe dar uma lição.

O rei entregou ao pescador um anel valioso e mandou que o guardasse por quinze dias. Ao final desse tempo a jóia deveria ser devolvida e o pescador ganharia um enorme tesouro, porém, se o anel não estivesse de volta no décimo quinto dia, mandaria cortar a cabeça do homem.

O pescador voltou para casa, explicou à esposa o que tinha acontecido e pediu que guardasse o anel bem escondido.

Era tudo um plano do rei que mandou um empregado se disfarçar de mercador e ir bater na casa do pescador oferecendo muito dinheiro em troca de jóias. A esposa do pescador acabou vendendo o anel, que o empregado jogou no mar, para que ficasse perdido para sempre, como o rei mandara.

Ao saber do que a esposa havia feito, o pescador ficou preocupado, mas não perdeu a fé. O casal procurou pelo anel, mas não o encontrou.

Os dias foram passando e o pescador sempre cantando. No décimo quinto dia, ele pescou cinqüenta peixes. Levou quarenta e nove para o mercado e os vendeu, levou apenas um peixe para a esposa preparar a última refeição que fariam juntos. O casal estava à mesa, comendo, de repente o homem engasgou e cuspiu o anel.

Imediatamente foi devolver o anel ao rei que ficou sem entender o que tinha acontecido.
Daquele dia em diante até o rei passou a cantar a música:



            Após ouvirem a história contada no DVD, conversamos sobre autoridade, humildade, fé, respeito... As crianças, apesar de pequenas, possuem opinião sobre esses assuntos e não se acanham em expressá-las oralmente.

          Logo que fizemos a proposta de encenar a história, a turma aceitou com animação.

           O problema sempre surge no momento de escolha do elenco!

           Foi o instante de explicar que seria dada oportunidade para quem ainda não havia participado de apresentações.

             Antes de iniciarmos os ensaios outras atividades foram realizadas, dentre elas, a que trabalhamos novamente com o tangran (veja esse tema no 1º bimestre) para confeccionarmos um peixe.
            Primeiro brincamos com as peças do jogo formando figuras, depois montamos o peixinho com as peças de papel colorido.





          Um convite também foi confeccionado para entregarmos às turmas de Creche, que formarão a nossa platéia.

Vejam que lindos trabalhos foram produzidos!

           Claro que devemos olhar cada um lembrando que os autores são crianças de apenas quatro anos, portanto, cada um tem um traçado único...
 


Para enriquecer o assunto lemos a história “Pinote, o fracote e Janjão, o fortão”, de Fernanda Lopes de Almeida/Alcy Linares (Editora Ática).
Abaixo um resumo do livro:





 
          As crianças comentaram o comportamento violento e autoritário do Janjão e, com uma ajudinha, fizeram associação com as atitudes do rei da história “O pescador, o anel e o rei”.

           Todos concordaram que não é legal ser mandão e que devemos tratar a todos com bondade, inclusive os animais.
 
               O dia da apresentação do teatrinho estava chegando e começamos a confeccionar alguns objetos para serem usados pelos personagens.

             O peixinho foi ornamentado com lantejoulas. Cada um ajudou um pouquinho!





A capa do rei precisa ser bem bonita e cheia de brilhos (paetês dourados)!

                A coroa do rei também merece “pedras preciosas” (paetês coloridos)! A colagem foi feita em duplas.

           Uma lembrancinha para cada aluno da creche que for assistir ao teatrinho. Um peixinho colorido e, como surpresa, não um anel, mas uma balinha!


                    Na véspera da apresentação convidamos a turma da tia Josiane para assistir ao último ensaio. Nesse dia o rei Rennan foi substituído por outro aluno, o Asafe.
                 Finalmente a apresentação! Além das duas turminhas de Creche, também formaram a nossa linda platéia as duas turminhas de quatro anos: a da tia Leila (EI-21) e da tia Josiane (EI-22).


GifGif

PROJETO BONECO DE LATA

          Esse projeto é uma continuação do 2º bimestre e foi desenvolvido depois que a nossa Coordenadora sugeriu que cada professora trabalhasse algo que fosse exclusivo da turma (sem deixar de lado o projeto da escola).

         As crianças e a tia Rozane já tinham pensado em confeccionar um boneco de lata usando material reciclável. A ideia criou força também por causa da música “Boneca de lata”, que os alunos adoram!

             Bia Bedran (você encontra um resumo da biografia da artista aqui nessa página) canta essa música, mas podemos fazer adaptações nas partes do corpo citadas.


           Primeiro tia Rozane explicou que haveria uma eleição para a escolha do nome do boneco.

           Todos puderam sugerir um nome, depois o número de sugestões ficou reduzido a:  CAUÃ – DANIEL – DAVI – IUDI – JOÃOZINHO.




Cada aluno recebeu um papelzinho com seu nome escrito para colar no candidato de sua preferência.







            Aconteceu um empate entre DANIEL e JOÃOZINHO, cada um obteve seis votos.

          Foi nesse instante que Asafe concluiu que, se ele tivesse votado em um dos dois, já saberiam o nome do boneco naquele mesmo dia.

          Parece óbvio para nós, adultos, mas para uma criança de quatro anos esse tipo de observação demonstra que um dos objetivos da atividade foi atingido: a percepção que na relação um a um, podemos saber que conjunto possui mais elementos. O raciocínio lógico-matemático do aluno está em pleno desenvolvimento.




No dia seguinte aconteceu a definição da eleição com o voto de desempate.

JOÃOZINHO!
Esse é o nome vencedor!

Houve até comemoração com muitas palmas!

Então, só restava completar o cartaz com bonitos desenhos feitos pelos alunos...








           O nosso boneco começou a tomar forma quando teve início a fase da pintura das partes do seu corpo.

            Uma lata média para a cabeça, seis latas compridas (cilindros) para as pernas e para os bracinhos.

            Cada um teve a chance de pintar um pouquinho, afinal, o boneco será de todos!
   





           Para enriquecer o projeto, nada melhor do que contar uma da histórias mais conhecidas da literatura universal: “O MÁGICO DE OZ”!

          Todos já devem ter ouvido falar da menina Dorothy (que desejava voltar para casa), do Espantalho (que desejava ter cérebro para ser inteligente), do Leão (que desejava ser corajoso) e do Homem de Lata (que desejava ter coração para ter sentimentos).
           As crianças puderam desenhar o seu personagem preferido:

Observando o Homem de Lata, a inspiração surgiu!


           Depois de pintar as latas, chegou o momento de montar o boneco!

           Um problema na máquina fotográfica impediu que o trabalho dos alunos fosse devidamente registrado.

           Apenas duas imagens restaram para contar como se deu esse momento em que o boneco, deixando de ser algo existente na imaginação, passava a ser algo visível aos olhos de todos!



           Joãozinho já estava montado quando um aluno “mais animado” o derrubou! O pobrezinho se desmontou todo!

            Foi uma decepção para a turma! Tia Rozane teve que intervir e explicar que era possivel remontá-lo. Assim o fizeram.

            Estavam todos ensaiando a música e a coreogafia para a apresentação, que seria realizada no dia seguinte, quando um aluno ainda “mais animado” que o primeiro, praticamente se jogou sobre Joãozinho e o desmontou novamente!

           As crianças se revoltaram com a falta de cuidado do colega! Foi um momento em que a intervenção da professora foi providencial para apaziguar os ânimos...

            Então... tia Deise foi convocada a ajudar na recolocação das peças para que o boneco pudesse estar pronto para a manhã do dia seguinte. Tia Ana Íris, a estagiária que cuida de Hyago, também deu sua contribuição para que tudo ficasse pronto.
UFA!

Depois de muito esforço, nosso Joãozinho ficou quase pronto!












           Tia Rozane cuidou dos toques finais: pintura do funil, decoração com bolinhas (cada aluno carimbou o dedinho com cores diferentes) e a escrita do nome do boneco (Gabriela escreveu direitinho)...

PRONTO!
Aqui está o Joãozinho!
 

           Agora ele faz parte da turma EI-20. Tem um lugarzinho na nossa sala.
           No dia 29 de agosto Joãozinho foi apresentado à escola, na UEXPONDO.
           Para saber mais sobre o assunto vá à página principal e procure a postagem “II UEXPONDO”.

 

O teatro continua fazendo sucesso em nossa turma!

Chegou a hora de conhecer o teatro de sombras!

Essa arte é milenar.


Na China existe uma lenda que conta o nascimento do teatro de sombras:

O Imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, governava com sabedoria e juízo o Império Celeste e seu reinado era dos mais gloriosos de todos os tempos. Wu Ti era muito supersticioso e acreditava na arte de mágicas. Quando certa feita sua dançarina favorita morreu, ele, desesperado, voltou-se para o mágico da corte, exigindo que fizesse voltar à linda defunta do “Reino das sombras”. Caso contrário seria decapitado. Ameaçado o mágico não perdeu a cabeça... O mago usou sua imaginação e através de uma pele de peixe, cuidadosamente preparada para torná-la macia e transparente, recortou a silhueta da dançarina, tão linda e graciosa como ela fora. Numa varanda do palácio imperial, mandou esticar uma cortina branca em frente a um campo aberto. Com o Imperador e a corte reunida na varanda, e à luz do sol que se filtrava através da cortina, ele fez evoluir à sombra da dançarina, ao som de uma flauta e todos ficaram alucinados com a semelhança.”
As crianças assistiram a um vídeo contando essa lenda. Se quiser assistir acesse http://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs


Depois de conhecer um pouco sobre teatro de sombras, nada melhor do que assistir a uma história utilizando essa arte!

“O fazendeiro, seu filho e o burro”, é bastante interessante e passa uma moral bem atual...

Para quem não conhece:



As crianças ficaram bem entusiasmadas com a apresentação realizada por tia Deise e tia Ana Íris.





Uma semana depois convidamos as turmas das tias Leila e Josiane para assistirem ao teatrinho. As crianças ficaram curiosas e quiseram ver mais de perto a caixa cênica e os personagens colados nos palitinhos.


O Bimestre já estava terminando, mas as crianças ainda conseguiram registrar a estória através de desenhos e usando a escrita, que foi orientada pela professora Rozane.






         





Voltado para a oralidade, o letramento e aquisição da autonomia, o projeto do quarto bimestre teve como ideia central o respeito às diferenças.

Apesar dos percalços durante o período (“feriadões”, licenças médicas das professoras, etc.), foi possível desenvolver algumas atividades bastante enriquecedoras...

Tia Rozane trabalhou o livro de imagens “A cor da vida”.



Os livros sem texto são ótimos para trabalhar a oralidade e a imaginação.

Depois da “Cor da vida”foi a vez do livro “ A Fada Rosa”.




Após a leitura as crianças comentaram o que ouviram e usaram o desenho para registrar suas falas. Tia Rozane escreveu o que elas ditaram para montarem o mural da turma.


Dando continuidade ao tema não podia faltar "Menina bonita do laço de fita", que já se tornou um clássico nas salas de aula!



Tia Rozane contou então a história da Bia, uma menina que se esconde em uma caixa e chora porque se acha feia. Essa história se encontra no DVD“Crianças Diante do Trono”.




As crianças conversaram sobre como somos diferentes uns dos outros e como devemos respeitar o jeito de ser de cada um: negro, branco, mulato ou moreno, alto ou baixo, menino ou menina, cabelo curto ou comprido... ufa! São tantas diferenças!!!

Para praticar o respeito às diferenças, tia Rozane propôs que cada aluno confeccionasse uma carinha do jeito que preferisse. Cores de pele, de cabelos e olhos ficaram a critério de cada um, assim como o feitio do penteado!

Muitos comentários eram feitos durante a criação das carinhas e tia Rozane, bastante atenta ao que era dito, fazia intervenções para trabalhar o tema principal: respeito às diferenças, incluindo, é claro, as diferenças de opinião e gostos.
O resultado foi ótimo! Surgiram carinhas de todos os tipos!
VIVA A DIFERENÇA!



O próximo passo foi propor aos alunos algo que eles gostam muito de fazer: ensaiar para uma apresentação teatral!
A história escolhida foi a da Bia. As atrizes Ana Beatris (é com "s" mesmo) e Ingryd deram um banho de interpretação.
O último ensaio foi feito na sala de aula e a tia Leila (grande parceira) fotografou para o blog.

A apresentação para as outras turmas aconteceu na UEXPONDO.




Todos puderam participar, pois ao final da apresentação a turma cantou uma música que encaixa bem no projeto "Respeito às diferenças".


Esse projeto fechou com chave de ouro esse ano maravilhoso!

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